Documentário Jovens Caminhos: muitos desafios e superação

Documentário Jovens Caminhos: muitos desafios e superação

Todos saíram, sem dúvida, maiores do que entraram no Projeto Jovens Caminhos, parceria entre Instituto GEA e a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Foram mais de 200 jovens e adultos que, num desafio diário de superação, se provaram mais fortes do que pareciam e mais preparados do que imaginavam.

“No começo, tinha dificuldades até em ligar um computador”, diz uma das alunas de Programação, que, ao final, criou um site completo de internet como trabalho de conclusão de curso. Outra formanda foi além, desafiou-se e fez a especialização em Phyton oferecida gratuitamente pelo Programa Paideia da Universidade de São Paulo, outro parceiro do projeto: “Já saí estagiando na área”, diz, entusiasmada.

Neste documentário, alunos e professores contam as experiências que trocaram e vivenciaram durante dois anos, em 2023 e 2024, de desenvolvimento dos cursos de Artes-Grafite e de Programação-Criação de Site, oferecidos para moradores das periferias de Santo André e Mauá, na Grande São Paulo.

“O mais emocionante é que alguns nunca saíram de suas cidades e tiveram oportunidade de abrir o olhar e conhecer o mundo”, fala a professora Maluh Barciotte, de Ética, Meio Ambiente e Cidadania, sobre os passeios de campo por museus, espaços culturais e USP.

“No Beco do Batman pudemos admirar todos os tipos de traços de grafite”, surpreendeu-se outra aluna. O monitor e artista Rodrigo Smul, do curso de Artes-Grafite, diz que o propósito dessa arte é se apropriar do espaço urbano e se sentir pertencente à comunidade.

A Professora Tereza Cristina de Brito Carvalho, coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade da Poli-USP, testemunha como os estudos modificam comportamentos:

“A importância do Jovens Caminhos foi mostrar que, quando se estuda, um mundo de oportunidades se abre. Temos que acreditar na nossa capacidade de ser, fazer, acontecer”.

A presidente do GEA, Ana Maria Luz, endossa: “A parceria com a USP foi fundamental, sem a qual não teríamos o conhecimento técnico que pretendíamos passar”. Acompanhe o documentário aqui: